No ônibus

13mar08
Sempre tive mania de reparar nas pessoas… Talvez porque goste de achar que sei mais delas do que imaginam, ou porque eu simpatize com a idéia de ser psicóloga, ou porque eu goste muito de imaginar histórias de personagens os mais variados possíveis.
Como pobre que sou, vou e volto da escola de ônibus. Então, nada melhor pra mim: alta rotatividade de pessoas, mas com algumas figurinhas repetidas, todos os dias. Isso faz minha cabeça viajar…

Lá pelas seis e quarenta da manhã… os rostos são praticamente os mesmos: aquela cara de sono, ou de preguiça, ou de desânimo… ou de tudo isso junto. Na volta, quase uma da tarde, as pessoas já estão com o rosto de que devem apresentar durante o resto do dia. Algumas, com sorrisos, outras dormindo. Dos que estão lá sozinhos, notamos os que estão sozinhos porque querem – geralmente esses não ligam muito pras pessoas de dentro do ônibus, isso me faz imaginar o que elas estão pensando -, e os que estão sozinhos porque precisam – essas pessoas tem cara de carentes.

Tem também os que andam de bando. Geralmente os que trabalham no “shopping center uberaba” [;~], ou na fábrica de cosméticos, ou na associação brasileira dos criadores de gado zebu [;~~]. Esses são mais descontraídos, eles conversam, riem e lotam o meu ônibus. Tem os que estudam juntos, geralmente esses são mais barulhentos (e inconvenientes).
Mas o que não para, pra mim, é a idéia de pensar na vida dessas pessoas… se elas são felizes ou não, o que fazem no trabalho, o que fazem fora dele, como são as suas famílias, o que elas pensam, do que elas gostam ou não.

Talvez eu devesse deixar de lado a idéia de ser uma economista e seguir carreira na psicologia [eu sou uma boa ouvinte também ;)], ou talvez escrever livros. Ou deixar de me intrometer tanto nas mentes das pessoas.

No Responses Yet to “No ônibus”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

