No ônibus

13mar08
Sempre tive mania de reparar nas pessoas… Talvez porque goste de achar que sei mais delas do que imaginam, ou porque eu simpatize com a idéia de ser psicóloga, ou porque eu goste muito de imaginar histórias de personagens os mais variados possíveis.
Como pobre que sou, vou e volto da escola de ônibus. Então, nada melhor pra mim: alta rotatividade de pessoas, mas com algumas figurinhas repetidas, todos os dias. Isso faz minha cabeça viajar…

Lá pelas seis e quarenta da manhã… os rostos são praticamente os mesmos: aquela cara de sono, ou de preguiça, ou de desânimo… ou de tudo isso junto. Na volta, quase uma da tarde, as pessoas já estão com o rosto de que devem apresentar durante o resto do dia. Algumas, com sorrisos, outras dormindo. Dos que estão lá sozinhos, notamos os que estão sozinhos porque querem – geralmente esses não ligam muito pras pessoas de dentro do ônibus, isso me faz imaginar o que elas estão pensando -, e os que estão sozinhos porque precisam – essas pessoas tem cara de carentes.

Tem também os que andam de bando. Geralmente os que trabalham no “shopping center uberaba” [;~], ou na fábrica de cosméticos, ou na associação brasileira dos criadores de gado zebu [;~~]. Esses são mais descontraídos, eles conversam, riem e lotam o meu ônibus. Tem os que estudam juntos, geralmente esses são mais barulhentos (e inconvenientes).
Mas o que não para, pra mim, é a idéia de pensar na vida dessas pessoas… se elas são felizes ou não, o que fazem no trabalho, o que fazem fora dele, como são as suas famílias, o que elas pensam, do que elas gostam ou não.

Talvez eu devesse deixar de lado a idéia de ser uma economista e seguir carreira na psicologia [eu sou uma boa ouvinte também ;)], ou talvez escrever livros. Ou deixar de me intrometer tanto nas mentes das pessoas.

Anúncios


No Responses Yet to “No ônibus”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: