Mrs. Haze

19dez07

Acho melhor descrevê-la, já, para ficar livre disso. A pobre senhora andava pelos trinta e cinco anos, tinha testa luzidia, sobrancelhas depiladas e feições simples, mas não inteiramente destituídas de atrativos, de um tipo que se pode descrever como uma solução diluída de Marlene Dietrich. Conduziu-me à sala, a dar palmadinhas no rolo de cabelo castanho-bronzeado, e durante cerca de um minuto falamos do fogo de McCoo e dos privilégios de residir em Ramsdale. Os seus olhos verde-mar, muito afastados um do outro, tinham uma maneira esquisita de percorrer uma pessoa dos pés à cabeça, evitando cuidadosamente o olhar do visado. O seu sorriso limitava-se à contração irônica de uma sobrancelha.
(…)
Saltava aos olhos tratar-se de uma daquelas mulheres cujas palavras refinadas podem refletir a freqüência de um clube do livro ou de bridge, ou qualquer outro chato convencionalismo, mas nunca a sua alma – mulheres completamente desprovidas de espírito, mulheres absolutamente indiferentes, no íntimo, à dúzia, ou mais, de possíveis assuntos de conversa de sala, mas muito exigentes quanto às regras de tais conversas, através de cujo luminoso celofane se podem adivinhar sem dificuldade frustrações não muito apetecíveis.

(Lolita Vladmir Nabokov 1955)

[Postando isso porque… ah, porque to lendo esse livro, e adoro o jeito com que o autor, aliás, Humbert Humbert praticamente não descreve as pessoas fisicamente, e sim nos dá a impressão que ele tem delas. Por isso imaginamos essa mulher como sendo bonita, mas não muito atraente. Claro, mulheres adultas não lhe eram atraentes… Depois posto como ele descreveu Lolita e vocês verão a diferença.]

Anúncios


One Response to “Mrs. Haze”

  1. 1 loh :D

    paaaty 😀
    nossa! adorei a maneira como ele descreve.. bem diferente mesmo! 🙂
    depois posta ae :*


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: